Uma explicação sobre o "Período de proteção contra sobregravação" e o "Período de Acréscimo"

Uma explicação sobre o "Período de proteção contra sobregravação" e o "Período de Acréscimo"

Artigo: 100037127
Data da última publicação: 2017-07-13
Classificações: 1 0
Produtos: Backup Exec

Problema

Como o Backup Exec gerencia a mídia e a retenção dos dados?

Mensagem de erro

Estas são informações gerais referentes ao gerenciamento de mídia.

Assista a este vídeo para obter noções básicas do Período de proteção contra sobregravação e do Período de acréscimo no:

Solução


Período de proteção contra sobregravação:

O Período de proteção contra sobregravação é o tempo especificado em horas, dias, semanas ou anos em que a mídia não pode ser sobregravada. Embora o Período de proteção contra sobregravação padrão para um conjunto de mídia seja Infinite - Don't Allow Overwrite, o Período de proteção contra sobregravação para o conjunto de mídia pode ser alterado pelo usuário. Se o Período de proteção contra sobregravação estiver configurado para quatro semanas, por exemplo, a mídia será protegida contra sobregravação por quatro semanas. Após expirar o período de quatro semanas, a mídia se torna "reciclável" e pode ser sobregravada. O Período de proteção contra sobregravação começa no final de cada tarefa e não no início. É prolongado sempre que a mídia é alterada.

Período de acréscimo:

Período de acréscimo é o tempo especificado em horas, dias, semanas ou anos em que dados podem ser adicionados (acrescidos) à mídia. Enquanto o Período de acréscimo padrão de um conjunto de mídia é Infinite - Allow Append, o Append period do conjunto de mídia pode ser alterado pelo usuário. Se o Período de acréscimo for configurado para quatro semanas, por exemplo, a mídia pode ser acrescida para as próximas quatro semanas. Após o vencimento das quatro semanas, já não é possível acrescer dados à mídia. As tarefas de acréscimo adicionam ao Período de proteção contra sobregravação. O acréscimo está relacionado à primeira tarefa executada em fita. O Período de acréscimo começa quando a mídia é alocada a um conjunto de mídia.

Os períodos de proteção contra sobregravação e de acréscimo podem ser executados a partir da aba Media dentro do Backup Exec.  Ilumine e clique com o botão direito do mouse em qualquer nome de conjunto de mídia e selecione Properties (Figura 1).

Figura 1


Mídia Zerada:

Mídia que pode ser sobregravada por qualquer operação de backup que esteja no conjunto de Mídia Zerada. A mídia zerada pode ser nova, vazia, apagada ou mídia que foi movida de outro conjunto de mídia e aparecerá em azul em conjunto de Mídia Zerada. A mídia zerada não aceita acréscimo. Se for usada mídia zerada para a operação de backup, o Backup Exec automaticamente moverá a mídia para o conjunto de Mídia do Usuário que era o alvo durante a operação de backup. Aí, então, a cor da mídia muda de azul para preto e a mídia herda o período de proteção contra sobregravação e de acréscimo desse conjunto de Mídia de Usuário.


Mídia Retirada:

Mídia que foi descartada e nunca será usada pelo Backup Exec em nenhuma operação, a menos que a mídia seja movida manualmente do conjunto de mídia. Se a mídia se tornar defeituosa, o usuário deve colocá-la em um conjunto de Mídia Retirada. Os usuários podem ainda colocar a mídia no conjunto de Mídia Retirada para proteger a mídia contra a sobregravação. Esta ação é necessária quando o nível de proteção contra sobregravação da mídia for configurado como None (Veja nota importante sobre o nível de proteção contra sobregravação de mídia).


Mídia Importada:

Mídia criada por outra instalação do Backup Exec for Windows ou muitos outros produtos de backup que serão tratados como mídia importada.

Nota:

1. Ao usar o nível None ou Partial de proteção contra sobregravação do Backup Exec, a operação de backup sobregravará a mídia importada se não for encontrada nenhuma mídia Zerada ou Reciclável na unidade. Tanto o nível None quanto o Partial de proteção contra sobregravação podem ser configurados para perguntar ao usuário antes de sobregravar a mídia importada.
2. Para acrescer à mídia importada, a mesma deve ser movida manualmente ao conjunto de Mídia do Usuário alvo da operação de backup antes de ocorrer a operação de backup.


Conjuntos de Mídia do Usuário:

Conjuntos de User Media contêm toda mídia alocada que está designada aos conjuntos de mídia.


Mídia Alocada:

Mídia que faz parte do conjunto de Mídia do Usuário e cujo período de proteção contra sobregravação não expirou. A mídia pode ainda estar disponível para operações de acréscimo se o período de acréscimo da mídia não expirou. A mídia aparecerá em preto no conjunto de Mídia do Usuário. Quando o período de proteção contra sobregravação expirar, a mídia Alocada se tornará Reciclável e permanecerá no conjunto de Mídia do Usuário.


Mídia Reciclável:

Mídia Alocada que faz parte de um conjunto de Mídia do Usuário e cujo período de proteção contra sobregravação expirou. A mídia está disponível para operações de sobregravação ou de acréscimo (operações de acréscimo somente são possíveis se o período de acréscimo ainda permitir o acréscimo). A mídia aparecerá em azul no conjunto de Mídia do Usuário.

Como o Backup Exec seleciona a mídia para sobregravar (Figura 2)?

Figura 2

  1. Sobregrave a mídia zerada antes de sobregravar a mídia reciclada no conjunto de mídia alvo
    O Backup Exec sobregravará a mídia zerada primeiro antes de sobregravar a mídia reciclável quando ocorrer uma tarefa de sobregravação. Se não houver mídia zerada em nenhum dos dispositivos de armazenamento, o Backup Exec sobrescreve a mídia reciclável no conjunto de mídia alvo. Se não for encontrada nenhuma mídia reciclável, o Backup Exec, automaticamente, procura outra mídia para sobregravar. Qual mídia será sobregravada dependerá do nível de proteção contra sobregravação (Full, Partial ou None) estabelecido. Se esta opção for selecionada, talvez seja necessária mais mídia para o mesmo número de tarefas comparado a quando se selecionou para sobregravar a mídia reciclável primeiro. Como esta opção afeta a ordem pela qual o Backup Exec sobregrava a mídia, selecionar para que sobregrave a mídia zerada primeiro permite que a mídia reciclável seja preservada por mais tempo para uma possível recuperação.

     
  2. Sobregrave a mídia reciclável contida no conjunto de mídia alvo antes de sobregravar a mídia zerada
    O Backup Exec sobregravará a mídia reciclável no conjunto de mídia alvo antes de sobregravar a mídia zerada quando ocorrer uma tarefa de sobregravação. Se não houver mídia reciclável em nenhum dos dispositivos de armazenamento, o Backup Exec sobregrava a mídia zerada. Se não encontrar nenhuma mídia reciclável ou zerada, o Backup Exec, automaticamente, procura uma mídia para sobregravar. Qual mídia será sobregravada dependerá do nível estabelecido de proteção contra sobregravação (Full, Partial ou None). Se for selecionado, primeiramente, para sobregravar a mídia reciclável no conjunto de mídia alvo, a mesma mídia será reusada com mais frequência comparada a quando foi selecionada para sobregravar a mídia zerada primeiro.

     

Ao executar uma operação de sobregravação de backup enquanto o Backup Exec estiver configurado para usar mídia regravável antes da mídia reciclável, o Backup Exec segue estes passos para encontrar mídia disponível para sobregravar:

  1. Primeiramente, o Backup Exec procura, no conjunto de Mídia Zerada por mídia que possa ser sobregravada. Se estiver usando o auto-carregador e mais de uma mídia zerada estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia zerada que tenha uma data ou hora de alocação menor.
    O tempo de alocação pode ser visto a partir da aba Devices (Figura 3).
    Figura 3


    A data ou hora da alocação é alterada por uma tarefa de sobregravação de deleção na mídia.

     
  2. Se a mídia zerada não estiver disponível para operações de sobregravação, em seguida, o Backup Exec procura mídia reciclável no conjunto de Mídia do Usuário alvo da operação de backup. O Backup Exec selecionará a mídia com base no número de horas que a mídia está em estado reciclável (mídia que está reciclável será selecionada antes da mídia que acabou de se tornar reciclável). Se duas mídias recicláveis estão em estado reciclável pela mesma quantidade de horas, o Backup Exec seleciona a mídia reciclável baseada na data ou hora de alocação menor.
     
  3. Se mídia reciclável a partir do conjunto de Mídia do Usuário que é o alvo da operação de backup não estiver disponível para operações de sobregravação, o Backup Exec procura mídia reciclável que possa ser sobregravada, em todos os outros conjuntos de Mídia do Usuário. Se mais de uma mídia reciclável estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia com base na quantidade de horas em que a mídia está reciclável (mídia que está em estado reciclável será selecionada antes da mídia que acabou de se tornar reciclável). Se duas mídias recicláveis estiverem em estado reciclável pela mesma quantidade de horas, o Backup Exec selecionará a mídia reciclável com base na data ou hora de menor alocação.
     
  4. Se não houver mídia reciclável disponível para operações de sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec estiver configurada como Full, o Backup Exec solicitará uma mídia zerada.
     
  5. Se não houver mídia reciclável disponível para operações de sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec tiver sido configurada como Partial ou None, o Backup Exec procurará mídia que possa ser sobregravada no conjunto de Mídia Importada. Se estiver usando um auto-carregador e mais de uma Mídia Importada estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia importada com base na data ou hora de alocação menor.
     
  6. Se a mídia importada não estiver disponível para sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec Media não foi configurada como Partial, o Backup Exec solicitará uma mídia zerada.
     
  7. Se a mídia importada não estiver disponível para sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec tiver sido configurada como None, o Backup Exec procurará uma mídia Alocada (mídia dos conjuntos de Mídia do Usuário que não é reciclável). Se estiver usando um auto-carregador e mais de uma mídia alocada estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia Alocada com base na data ou hora de alocação mais baixa.
     
  8. Se ainda assim o Backup Exec não conseguir encontrar a mídia, solicitará que o usuário insira mídia zerada (Figura 4).
    Figura 4



     

Quando estiver realizando uma operação de backup com sobregravação e o Backup Exec estiver configurado para usar mídia reciclável antes da mídia zerada, o Backup Exec segue os seguintes passos para encontrar mídia disponível para sobregravação:

  1. Primeiramente, o Backup Exec procura uma mídia reciclável no conjunto de Mídia do Usuário com alvo na operação de backup. Se estiver usando um auto-carregador e mais de uma mídia reciclável estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia com base na quantidade de horas em que a mídia está em estado reciclável (mídia que era reciclável será selecionada antes da mídia que se tornou reciclável). Se houver duas mídias recicláveis pela mesma quantidade de horas, o Backup Exec selecionará a mídia reciclável com base na data e hora de alocação mais baixa.
     
  2. Se a mídia reciclável no conjunto alvo de Mídia do Usuário não estiver disponível, o Backup Exec procura uma mídia zerada que possa ser sobregravada. Se estiver usando um auto-carregador e mais de uma mídia zerada estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia zerada com base na data ou hora de alocação mais baixa.
     
  3. Se a mídia zerada não estiver disponível para operações de sobregravação, o Backup Exec procura uma mídia reciclável que possa ser sobregravada, em todos os outros conjuntos de Mídia do Usuário. Se houver mais mídia reciclável disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia com base na quantidade de horas que a mídia está em estado reciclável (mídia que está em estado reciclável será selecionada antes da mídia que recém se tornou reciclável). Se duas mídias recicláveis estiverem em estado reciclável pela mesma quantidade de horas, o Backup Exec selecionará a mídia reciclável com base na data ou hora de alocação mais baixa.
     
  4. Se mídia reciclável não estiver disponível para operações de sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec tiver sido configurada como Full, o Backup Exec solicitará uma mídia zerada.
     
  5. Se a mídia reciclável não estiver disponível para operações de sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec tiver sido configurada como Partial ou None, o Backup Exec procurará uma mídia que possa ser sobregravada no conjunto de Mídia Importada. Se estiver usando um auto-carregador e mais de uma mídia importada estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a Mídia Importada com base na data ou hora de alocação mais baixa.
     
  6. Se a mídia importada não estiver disponível para sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec tiver sido configurada como Partial, o Backup Exec solicitará uma mídia zerada.
     
  7. Se a mídia importada não estiver disponível para sobregravação e a proteção contra sobregravação de mídia do Backup Exec tiver sido configurada como None, o Backup Exec procurará uma mídia alocada (mídia nos conjuntos de Mídia do Usuário que não é reciclável). Se estiver usando um auto-carregador e mais de uma mídia alocada estiver disponível para a operação de backup, o Backup Exec selecionará a mídia alocada com base na data e hora de alocação mais baixa.
     
  8. Se ainda assim o Backup Exec não conseguir encontrar a mídia, solicitará ao usuário uma mídia zerada (Figura 5).
    Figura 5



     

Como o Backup Exec seleciona mídia para ser acrescida?
O Backup Exec permite que o usuário selecione o que o Backup Exec deve fazer quando estiver executando uma tarefa de acréscimo, mas, nesse momento, não há mídia que possa ser acrescida. Isso pode ser realizado caso a caso, dependendo da tarefa. As novas opções são:

  1. Append to media, overwrite if no appendable media is available
    O Backup Exec acrescerá o backup ao conjunto de mídia listado no campo Destination | Media Set nesta caixa de diálogo. O conjunto de backup é acrescido se houver disponível uma mídia que possa ser acrescida no conjunto de mídia selecionado. Caso contrário, uma mídia sobregravável é usada e adicionada ao conjunto de mídia.

     
  2. Append to media, terminate if no appendable


O Backup Exec acrescerá o backup do conjunto de mídia listado no campo Destination | Media Set desta caixa de diálogo. O conjunto de backup é acrescido se houver disponível uma mídia de possa ser acrescida ao conjunto de mídia selecionado. Caso contrário, a tarefa é interrompida.

Cuidado: Se qualquer tarefa encher a mídia, a tarefa só continuará em outra mídia sobregravável. O Backup Exec não acresce a diversas mídia na mesma tarefa. Dependendo da configuração, a mídia sobregravável é selecionada a partir de mídia zerada ou mídia reciclável. Se a mídia da unidade não for sobregravável, a mensagem aparece, solicitando a inserção de uma mídia zerada.


Quando estiver executando uma operação de backup de acréscimo e a tarefa de backup estiver configurada para Append to media, overwrite if no appendable media is available, o Backup Exec segue esses passos para encontrar mídia disponível:

  1. Primeiro o Backup Exec procura uma mídia que possa ser acrescida ao conjunto de Mídia do Usuário alvo da operação de backup.  Se não houver mídia que possa ser acrescida e a tarefa de backup estiver configurada como Append to media, overwrite if no appendable media is available, o Backup Exec altera a operação de backup de "append" para "overwrite" e continua a procurar uma mídia.

    Nota: Refira-se aos itens 1 a 8 da seção Quando estiver executando uma operação de backup com sobregravação...

  2. Se a tarefa conseguir encontrar mídia que possa ser acrescida, a tarefa montará a mídia e gravará a tarefa a essa mídia.  Se a tarefa de backup precisar de mídia adicional para completar a operação de backup, quaisquer outras solicitações de mídia para completar a operação será de mídia que possa ser sobregravada já que o Backup Exec não consegue acrescer mais de uma mídia à mesma tarefa.
     

Ao executar uma operação de backup com acréscimo, a tarefa de backup é configurada para append to media, never overwrite, o Backup Exec segue estes passos para encontrar mídia disponível:

  1. Primeiro o Backup Exec procura mídia que possa ser acrescida ao conjunto de Mídia do Usuário alvo da operação de backup.
     
  2. Se não houver mídia que possa ser acrescida, a tarefa de backup é interrompida.

    Cuidado: Recomenda-se seriamente muito cuidado antes de estabelecer o nível de proteção contra sobregravação da mídia como None. Quando o nível de proteção contra sobregravação da mídia é estabelecido como None, toda mídia está sujeita à sobregravação, independentemente, do conjunto de mídia, período de proteção contra sobregravação, período de acréscimo ou qualquer outra propriedade.

 


Was this content helpful?